Mulheres incríveis – Bertha Lutz, a cientista que lutou pelos direitos das mulheres

Estava pensando esses dias em como fazer algo para o dia das mulheres que realmente fizesse sentido e fosse uma verdadeira homenagem às que vieram antes de nós. Mulheres que viveram no Brasil e desbravaram áreas, antes majoritariamente masculinas, e que hoje estão muitas vezes esquecidas, sem o seu devido reconhecimento.

Por isso, escolhi 4 mulheres (dentre muuuuitas!) para ilustrar e contar um pouquinho de suas histórias. A primeira se chamava Bertha Lutz.

BERTHA LUTZ
 Nasceu em 1894 em São Paulo, filha de uma enfermeira e um cientista, Bertha tinha grandes interesses em ciência. Estudou botânica, ciências naturais, zoologia, embriologia, química e biologia na Europa, onde teve contato com o movimento sufragista.

Além da importantíssima atuação na ciência, esteve envolvida durante toda a vida com a luta pelos direitos das mulheres. Foi fundadora da Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher, atuando em favor do voto feminino. Participou também, de diversos eventos internacionais sobre o direito das mulheres. Em 1975, fez parte da delegação brasileira na Conferência Mundial da Mulher, promovida no México pela Organização das Nações Unidas (ONU), como delegada titular do Brasil na Comissão Interamericana de Mulheres.

Em 1935 assumiu o cargo de deputada na Câmara Federal, tendo bastante atuação na luta pela mudança na legislação que dizia respeito ao trabalho das mulheres e dos menores de idade. Propôs a igualdade salarial entre homens e mulheres, a redução da jornada de trabalho (que na época era de 13 horas!), o direito à licença maternidade de 3 meses etc.
Não dá pra dizer que a Bertha não foi uma mulher incrível, né? E olha que isso é apenas um resumo da sua longa trajetória na ciência e luta pelos direitos das mulheres, que nos beneficiam em nosso dia-a-dia até hoje!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s