Diga olá para os polinizadores

Se você já começou a botar a mão na massa, plantou várias coisas na sua hortinha (em vasos ou canteiros), é hora de dar boas vindas para alguns insetos. É isso mesmo! Diga olá para os polinizadores!

Eu sei que parece estranho dizer para você deixar alguns bichinhos entrarem na sua casa. E se você é daquele tipo de pessoa que não pode ver um inseto que já sai jogando baygon e dando vassourada, pense duas vezes antes de fazer isso. Muitos insetos são importantíssimos para a produção de plantas, inclusive essas que comemos todos os dias. Então, não vai sair por aí espantando e matando todos o bichinhos que aparecem na sua casa, tá?

As variadas formas, padrões, cores e aromas das flores não são uma mera coincidência, são adaptações que as plantas desenvolveram ao longo de muuuitos anos para atrair polinizadores. A polinização pode ser feita de várias formas: pelo vento, por animais como pássaros e morcegos, mas principalmente, por insetos.


Os insetos mais comuns e que você provavelmente vai ver nas suas plantas são:

ABELHAS

São as principais polinizadoras de espécies vegetais, sem elas provavelmente não teríamos tantas variedades de frutas, verduras e legumes para nos alimentar. Quando visitam uma flor, colhem néctar e pólen, pois estas substâncias fazem parte da sua dieta em todas as fases da vida.

BESOUROS

São atraídos por flores carnudas com aroma forte. Fazem a polinização enquanto estão voando de flor em flor, procurando por comida e locais seguros para acasalar e depositar seus ovos.

MARIPOSAS

Em sua maioria são insetos de hábitos noturnos e polinizam as flores pouco coloridas, mas com odor bastante chamativo à noite.

BORBOLETAS

Geralmente polinizam flores de cores variadas, especialmente as vermelhas e alaranjadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s