ESPÉCIES DE MAIO + WALLPAPER



PEIXE-BOI DA AMAZÔNIA

Trichechus inunguis

Esse mamífero aquático, endêmico da Amazônia, é herbívoro, portanto, se alimenta exclusivamente de plantas, podendo consumir diariamente até 8% do seu peso em alimento. Apesar de ser a menor espécies de peixe-boi do Brasil, o tamanho pode chegar até 2,75 metros de comprimento e o peso a 420 quilos, não havendo diferença entre machos e fêmeas. Os filhotes, únicos por gestação, nascem após 12 meses, mamam por dois anos nas glândulas mamárias que ficam nas axilas das mães. Por isso, a espécie leva tempo para recuperar o tamanho das populações após impactos. Ameaçado pela destruição de seu habitat, em função da caça e a liberação de mercúrio em rios, este animal contribui com o ciclo de nutrientes nos rios e controle de plantas aquáticas nos lagos, o que acaba sendo útil para facilitar a entrada de luz solar nos rios e até mesmo o transporte de pequenas embarcações.

Categoria: Vulnerável (VU)

VITÓRIA-RÉGIA

Victoria amazônica

A vitória-régia é um dos símbolos da Amazônia. Da família das Ninfeáceas, tem a folha de formato circular que pode chegar a 2 metros de diâmetro. Bastante resistente, essa planta que vive em lagos, lagoas e rios de águas tranquilas, costuma aguentar um peso de até 45 quilos. Já suas flores, que podem ser brancas ou rosadas, possuem várias camadas de pétalas e, no meio, um botão circular onde ficam as sementes que é utilizada para fazer farinha. 

Categoria: Não avaliada quanto ao risco de extinção

BÔNUS

O Wallpaper do mês de maio está disponível!

Faça o download do wallpaper clicando na imagem abaixo, e não se esqueça de tirar print da sua tela de celular e marcar a @lojafauna no instagram!



Comentários

Postagens mais visitadas